A Global Parques

Responsabilidade Social

Pilares de intervenção Externa

Ambiente

responsabilidade ambiental está integrada na forma como a aicep Global Parques atua:

  • correta definição dos “masterplans” dos parques geridos;
  • respeito pelos relatórios de impacto ambiental;
  • respeito, promoção e conservação das zonas de reserva florestal;
  • melhoria de áreas comuns públicas sob sua gestão e do sistema de infraestruturas criado para garantir todas as disposições legais ambientais;
  • incentivo junto dos clientes à utilização de tecnologias cada vez mais limpas e que respeitem o meio ambiente;
  • desenvolvimento e operacionalização do PMA ZILS – Plano de Monitorização Ambiental da Zona Industrial e Logística de Sines, permitindo uma avaliação dos impactos ambientais, nas componentes qualidade do ar e das águas subterrâneas e superficiais;
  • colaboração com os projetos GISA - Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente no Litoral Alentejano e ComSines (painel de responsabilidade social corporativa da Comunidade de Sines, no qual coordena o grupo de trabalho Saúde & Ambiente);
  • apoio como master sponsor das ações anuais da “Litoral Aventura” na Limpeza das Praias da Costa de Santo André à Lagoa de Santo André;
  • apoio a diversas ações de proteção ambiental.
Capital Humano e Empreendedorismo

A qualificação do capital humano é um fator fulcral para a atração de empresas. A decisão de investir passa, necessariamente, pela cuidadosa análise das vantagens competitivas de cada região, aproveitando a especialização dos recursos produtivos que já possui e incentivando a criação de empresas cuja atividade passe pelo aproveitamento das competências específicas.

Esta consciência tem orientado a procura de parcerias entre a aicep Global Parques e as entidades que, no raio de ação dos parques, estão mais vocacionadas para a formação e qualificação de ativos:

  • atribuição anual de uma Bolsa de incentivo à qualificação que premeia alunos da ETLA – Escola Tecnológica do Litoral Alentejano e do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal;
  • apoio às edições do Concurso de Ideias e Criatividade, promovido pelo Sines Tecnopolo;
  • diversas parcerias, como por exemplo, a ATEC - Associação de Formação para a Indústria e o Consórcio Erasmus;
  • programa de Visitas à ZILS –Zona Industrial e Logística de Sines, dirigido a instituições de ensino superior, em articulação com as empresas instaladas e com a APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, com o intuito de dar a conhecer a ZILS e sua envolvente.
  • protocolo de colaboração comercial e de marketing com a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
Segurança e Proteção

A aicep Global Parques participa na EGEO – Entidade Gestora das Esteiras da ZILS, que se dedica à segurança superior das esteiras, é membro ativo do PEE - Plano de Emergência Externo de Sines, na Comissão Municipal de Proteção Civil e na coordenação geral da segurança com os meios de segurança e proteção locais (GNR, Proteção Civil e Bombeiros).

A aicep Global Parques faz parte da Comissão Municipal da Proteção Civil de Sines para a gestão do Plano de Emergência Externo de Sines, assim como participa ativamente no âmbito do ComSines – Painel das Comunidades de Sines, no Grupo de Trabalho de Prevenção e Segurança.

A vigilância diária da ZILS contribui para a segurança geral da zona e para a deteção de situações anómalas. As limpezas regulares da floresta promovem proactivamente para a baixa de propagação de fogos na ZILS.

Consciente da importância das entidades de Segurança e de Proteção no quotidiano das áreas de acolhimento empresarial, a aicep Global Parques apoia as Corporações de Bombeiros de Sines, de Santiago do Cacém, de Setúbal e de Sintra. Todos os anos, dedica uma parte do seu orçamento para auxiliar estas entidades, na aquisição de material necessário ao desenvolvimento da sua atividade.

Apoios planeados

Ambiente
  1. Limpeza de praias das regiões de Setúbal, Sines e Sintra.
  2. Ações de reflorestação.
  3. Ações ambientais promovidas pelos Municípios de Santiago do Cacém, Setúbal, Sines e Sintra.
Capital Humano e Empreendedorismo
  1. Bolsas de Mérito a Escolas de Ensino Técnico e Superior nas regiões onde se localizam os Parques sob sua gestão.
  2. Criação de estágios para alunos das Escolas de Ensino Técnico e Superior das regiões onde se localizam os Parques sob sua gestão.
  3. Ações e eventos relacionados com formação, desenvolvimento de competências, empreendedorismo e criação de novas empresas em Portugal, por todo o país e nas regiões onde se localizam os Parques sob sua gestão, em particular.
Segurança e Proteção
  1. Companhias e Associações Humanitárias de Bombeiros.
  2. Ações e eventos relacionados com a proteção e segurança nas regiões onde se localizam os Parques sob sua gestão.
  • aGPOnline