Envolvente

A ZILS situa-se junto ao Porto de Sines, com um hinterland direto de toda a zona sul e centro de Portugal, ficando a 160 Km de Lisboa, 125 Km de Évora, 100 Km de Beja e a 182 Km de Faro. Como hinterland alargado, o Porto de Sines posiciona-se de forma muito competitiva na Extremadura Espanhola e sobre todo o corredor até Madrid.

Distâncias:

  • 360 km Sevilha
  • 590 km Salamanca
  • 995 km Saragoça
  • 670 km Madrid
  • 1.860 km Paris
  • 160 km Lisboa
  • 182 km Faro
  • 440 km Porto
Mapa AICEP

Sobre Sines

Sines situa-se no Alentejo, na NUT III - Alentejo Litoral, limitada a norte com a Península de Setúbal e o Alentejo Central, a leste com o Baixo Alentejo, a sul com o Algarve e a oeste com o Oceano Atlântico. A Zils situa-se no triângulo entre as cidades de Santiago do Cacém, Santo André e Sines.

Sines é uma cidade da região do Alentejo Litoral no Distrito de Setúbal com cerca de 12.500 habitantes. É sede de um município com 198,97 km² de área e 13.498 habitantes (2001), subdividido em 2 freguesias, Sines e Porto Covo. O município é limitado a norte e leste pelo município de Santiago do Cacém, a sul por Odemira e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

clima de carácter mediterrânico acentuado tem a influência atlântica moderada em alguns aspetos.

No concelho predominam as atividades ligadas aos sectores secundário e terciário. Sines é um centro industrial, o que se traduz pela localização, neste concelho, de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, facto promovido pela proximidade do porto comercial e de pesca

Veja mais em: http://www.sines.pt/

O Porto de Sines

O Porto de Sines é o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional. É a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e posiciona-se como um importante porto de carga geral/contentorizada.

Sines

Dispõe de um ordenamento de referência, livre de pressões urbanas, assegurando capacidade de expansão a longo prazo. Conta com acessibilidades terrestres adequadas para o tráfego atual e com um plano de evolução rodoferroviário.

O Porto de Sines e a ZILS -  Zona Industrial e Logística de Sines de retaguarda contará ainda com uma plena integração da plataforma urbana nacional do Poceirão e da plataforma transfronteiriça de Elvas/Caia.

Veja mais em: www.portodesines.pt

  • aGPOnline