m

Notícias

Filipe Costa é orador no Portugal Air Summit

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques participa hoje no Painel Investir no Alentejo: Pilares de uma estratégia conjunta de atração de investimento para o Alentejo, no Portugal Air Summit em Ponte de Sor.

O projeto Invest in Alentejo, da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, tem como de atração de investimento internacional para a região do Alentejo, apoiado em Eixos de desenvolvimento e atração, liderados por entidades parceiras, nomeadamente: Aeronáutica, liderado pelo Município de Ponte de Sor; Agroindústria, liderado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva; Turismo, liderado pela ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Portos & Logística, Digital e Energia, liderado por um consórcio de Sines, constituído por aicep Global Parques, APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, CPSL – Comunidade Portuária e Logística de Sines e Município de Sines.

Eixo Portos & Logística, Digital e Energia

DIGITAL

Este eixo pretende a dinamização da transição digital impulsionada pela amarração de cabos submarinos de telecomunicações e o anúncio de um projeto, que consiste num megacentro de dados em Sines. Estes cabos são essenciais para garantir a sustentabilidade de um futuro com um tráfico de internet cada vez maior e exigente.
A nova estratégia digital da União Europeia aumentará a conectividade global, a importação de mais dados e a expansão do mercado de armazenamento e processamento de dados, permitindo também o desenvolvimento de tecnologias estratégicas e serviços digitais. Neste contexto, o Sines Tech quer desempenhar um papel relevante na “EU Data-Gateway Platforms”, nomeadamente na Plataforma Atlântica Europeia, infraestrutura fundamental da política digital da União Europeia e para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país.
A ZILS é considerada como um dos mais promissores locais para desenvolver um hub digital europeu, graças à sua situação geográfica e aos seus fundos marítimos profundos, favoráveis à instalação de cabos submarinos. Essa favorabilidade sustenta-se ainda na enorme disponibilidade de terrenos adjacentes sem constrangimentos urbanísticos.

PORTOS & LOGÍSTICA

A rede de infraestruturas de transporte que serve o Alentejo é diversificada, garantido ligações rápidas e seguras, por via terrestre, marítima e aérea aos territórios envolventes.
O complexo portuário, industrial e logístico de Sines, por se situar no cruzamento entre as rotas mediterrânicas e atlânticas, garante ligações diretas a todos os continentes.
Prova desta valência geográfica é o facto de o Terminal XXI, em Sines, ter ultrapassado largamente a sua capacidade contratual de 1,4 milhões de TEUs/ano, tendo já sido proposto pelo Governo português a revisão das bases de concessão do terminal, aumentando a sua capacidade para 4.1 milhões de TEUs/ano. Em complemento, o governo aprovou ainda o lançamento de um concurso público para um novo terminal com capacidade para 3 milhões de TEUs/ano.
O modelo de desenvolvimento do Porto de Sines no mercado dos contentores, baseia-se sobretudo no transbordo de carga entre navios, que representa cerca de 80% do total da carga movimentada.

ENERGIA

Na área da energia, o Alentejo dispõe de importantes recursos endógenos como o sol que tem contribuído para que a Região se tenha tornado, nos últimos anos, o principal centro de produção de energia fotovoltaica em Portugal.
A nossa região e mais concretamente o município de Sines possui um dos principais centros de especialização nacionais no domínio da petroquímica, devido à presença de empresas relevantes como: a Galp Energia, a Repsol Polímeros e a Indorama.
Atualmente, o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines é o hub energético nacional, a que acresce estar a emergir na ZILS um cluster distinto de novas energias e da transição energética, com enorme potencial multiplicador de indústria e serviços para o Alentejo e o país.

Acompanhe a emissão do painel na página do evento Portugal Air Summit

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *