m

Notícias

Webinar Portugal Site Selection – A Qualificação e Promoção do Território Nacional

Decorreu no passado dia 23 um webinar sobre a Qualificação e Promoção da Áreas Empresariais no Território Nacional. O evento contou com as intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do Presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado.

O evento teve como objetivo debater a importância da qualificação das Áreas de Localização Empresarial (ALE) portuguesas e a sua promoção, nacional e internacional, por forma a angariar mais investimento produtivo para Portugal. No âmbito das medidas do programa Internacionalizar 2030 pretende-se igualmente promover a criação de sinergias entre empresas, o estabelecimento de parcerias entre os centros de saber e o sector empresarial das várias regiões do país, de norte a sul, do litoral ao interior.

A ferramenta Portugal Site Selection (www.portugalsiteselection.pt), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, agrega informação sobre a oferta de localizações para empresas disponíveis em todo o território nacional, nomeadamente em parques empresariais e edifícios de escritórios, contando ainda com um cadastro de ativos, para projetos greenfield e brownfield.

Esta ferramenta online permite uma eficiente pesquisa do local que em Portugal melhor responde aos requisitos de cada determinado projeto de investimento. A atual cobertura de 70% do território nacional por esta plataforma foi alcançada fruto da colaboração da AICEP e de todos os Municípios, sendo de destacar o protocolo e trabalho conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, apresentou o novo projeto de criação de uma Associação dos Parques Empresariais de Portugal e o impacto que a mesma poderá ter no desenvolvimento da atividade económica em todo o território.

Foram ainda apresentados os investimentos incluídos na atual proposta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a qualificação das áreas empresariais, pelo Ministério da Coesão Territorial, e a AICEP apresentou orientações para a promoção do território como forma de atrair mais investimento.

Portugal Site Selection - plataforma web que ajuda os investidores a encontrarem a solução para o seu projeto em Portugal.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *