m

Notícias

Produção de hidrogénio verde e amónia em Sines apresentado hoje na ZILS

O investimento de mais de mil milhões de euros do consórcio internacional MadoquaPower2X para a construção de uma unidade de produção de hidrogénio verde e amónia em Sines, na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, foi apresentado esta manhã numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e de outros membros do governo.

O projeto, liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables em parceria com a holandesa Power2X e a gestora de fundos dinamarquesa Copenhagem Infrastructure Partners, prevê o início da produção para fevereiro de 2024 e a criação de 200 empregos diretos.

A unidade terá capacidade para gerar 500 MW de hidrogénio verde e 500 mil toneladas de amónia verde.

O hidrogénio produzido no âmbito deste projeto será usado pela indústria refinadora, petroquímica e química já presente na ZILS. Para a sua circulação entre estes e outros futuros produtores e as indústrias consumidoras, está a ser desenvolvido um projeto de gasoduto de gases renováveis pela REN.

Projeto Madoqua na ZILS, Hidrogénio Verde e Amónia

Legenda da foto: Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques; Occo Roelofsen, CEO Power2x; Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática; Rogaciano Rebelo, CEO Madoqua Ventures.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *