m

Notícias

Secretário de Estado da Internacionalização, Prof. Dr. Bernardo Ivo Cruz, visita o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines em 23 de janeiro de 2023

O Secretário de Estado da Internacionalização, Prof. Dr. Bernardo Ivo Cruz, visita o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines em 23 de janeiro de 2023.

1. A visita inicia-se na Central Termoelétrica de Sines, da EDP Produção, onde tomará contacto com o descomissionamento da central termoelétrica a carvão e futuro projeto de hidrogénio verde GreenH2Atlantic, incluído no Sines Hydrogen Valley e na Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2).

2. Segue-se uma visita ao Complexo Petroquímico de Sines, da Repsol Polímeros, onde está em curso o projeto “Alba”, com a construção de uma fábrica de polietileno e outra de polipropileno, essenciais ao autoabastecimento e desenvolvimento da indústria nacional.

3. Entre as 15 horas e a 16 horas (aberto à imprensa) o Secretário de Estado da Internacionalização visita as obras de construção de um dos maiores centros de dados verde da Europa, com 495 MW de potência, que está a ser desenvolvido pela Start Campus.

4. O Prof. Dr. Bernardo Ivo Cruz visita depois a Refinaria de Sines, da Petrogal (GALP SGPS) onde está a ser implementada a estratégia de descarbonização “From a grey refinery to a green energy hub”, um projeto industrial integrado, sustentado na produção de hidrogénio verde que alavanque a produção de combustíveis sintéticos renováveis e de biocombustíveis avançados destinados a apoiar a transição sustentável do setor dos transportes, em particular na aviação, marinha e transporte rodoviário pesado de longo curso. Este projeto prevê especificamente a produção de hidrogénio verde, de SAF e de HVO em unidades de produção da Galp em Sines. Inclui ainda a instalação de uma rede piloto de postos de abastecimento de hidrogénio (HRS) que permita a utilização desta energia renovável no setor rodoviário.

5. Finalmente, o membro do Governo reúne com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, acompanhando a expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), a cargo do concessionário PSA Sines, e a perspectiva de ainda este ano ser lançado o concurso internacional para um segundo Terminal de Contentores de Sines (Terminal Vasco da Gama).

Estes cinco ciclos de investimentos empresariais privados somam mais de 8.000 milhões de euros, com a criação esperada de 3.765 postos de trabalho permanentes.

O Secretário de Estado da Internacionalização tutela a aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., entidade gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, onde estão a acontecer não só os investimentos da dupla transição energética e digital acima referidos, como ainda muitos outros; de produção de hidrogénio, amónia e e-metanol; e indústrias químicas e metalúrgicas descarbonizadas e circulares.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *