ELLALINK GEOLAB – Estudo das condições do solo oceânico em tempo real
O novo cabo submarino da EllaLink que vai ligar a América do Sul e a Europa, com amarração em Sines e passagem pela Madeira, vai incluir um sistema de recolha permanente de indicadores no fundo do mar relacionados com sismologia, vulcanologia, ecologia marinha e oceanografia. Esta vertente do projeto, designada EllaLink GeoLab e que ficará sediada no Funchal, foi anunciada nas últimas horas pelo consórcio internacional que está a lançar a infraestrutura submarina.
O CEO do Grupo Ella Link, Philippe Dumont, declarou que a informação recolhida por esta estrutura é essencial para compreender “um tempo de constante mudança ambiental”, sendo que existem informações essenciais que podem ser recolhidas através da análise do solo oceânico.“Estamos orgulhosos por liderar o caminho para uma nova era em que os sistemas de cabos submarinos apoiam este avanço científico”.
Será a primeira infraestrutura do género agregada a um cabo submarino, utilizando a tecnologia Distributed Acoustic Sensing (DAS) para recolha de dados ao longo do trajeto e transmitida para uma estação na Madeira, sendo que não terá qualquer impacto na vertente do tráfego de telecomunicações.
Post a comment