Ningbo – Maior Porto de carga do Mundo intensifica relação com Complexo Industrial e Portuário de Sines
O Porto de Ningbo-Zhoushan (resultante da fusão de dois portos) localizado em Ningbo e Zhoushan, na província de Zhejiang, atingiu a fasquia inédita no passado dia 27 de Dezembro, definindo assim um novo registo máximo mundial e cimentando a posição de liderança já detida em termos de processamento de carga medido por tonelagem. Em 2012, o porto chegou aos 744 milhões de toneladas de carga movimentada, alcançando os 888 milhões em 2015, saltando agora barreira dos mil milhões de toneladas (24 milhões TEU em 2017).
O progresso da taxa anual de transferência do Porto de Ningbo-Zhoushan tem sido sustentado por um incremento de todos os segmentos de carga, resultante de sinergias e parcerias estabelecidas entre a administração portuária chinesa e diferentes empresas (desde operadoras marítimas, logísticas e portos adjacentes) no contexto da iniciativa One Belt One Road – nos últimos anos foram firmadas mais de 20 parcerias com outras infraestruturas portuárias e adicionadas mais cinco rotas marítimas (atingindo um total de 86). A Cidade de Ningbo está geminada com Sines havendo uma ligação direta (Lion Service) semanal Sines – Ningbo, o que insere Sines na Rota e Faixa da Seda.
As principais entidades representantes do Complexo Industrial e Portuário de Sines visitaram o Porto de Ningbo, intensificando as relações entre os Portos para uma cooperação permanente.
Na foto, durante a visita Jorge Almeida, Presidente da CPSI – Comunidade Portuária de sines; Nuno Mascarenhas, Presidente da CM Sines; Sun Daqing, Presidente do Porto de Ningbo; José Luís Cacho, Presidente da APS – Administração do Porto de Sines; José Calixto, Presidente ADRAL – Associação Desenvolvimento Regional do Alentejo e Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques.
Post a comment