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Os olhos do mundo em Portugal: Sines deu o pontapé de saída da ‘Portugal Shipping Week’

O pontapé de saída da Portugal Shipping Week foi dado, dia 17 de Setembro, com uma visita ao Porto de Sines. A comitiva de cerca de quarenta visitantes ‘descobriu’ o porto alentejano, começando, da melhor forma, o evento internacional que fará de Portugal o centro das atenções do Shipping.

A receção e apresentação do Porto de Sines ficou a cargo do Dr. Duarte Lynce de Faria, administrador do porto. O presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho também marcou presença, tal como o presidente da Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida. «Obrigado por escolherem Sines para primeira abordagem à área marítima em Portugal. Isso é muito importante», começou por declarar o famigerado administrador, que se propôs a propiciar uma «discussão profunda», capaz de «analisar alguns números sobres Sines, e, em especial, os projetos com os quais esperamos abordar os próximos 10/20 anos».

Sines, «o maior porto de Portugal, com mais de 50% da quota nacional de tráfego de mercadorias», não se trata apenas de um porto regional – «mais que um porto nacional, é um porto europeu e global», explicou Lynce de Faria. «Somos a porta principal de entrada da Europa, e, por isso, precisamos de manter em mente que temos de estar no centro da Europa o mais depressa possível», afirmou, captando o interesse da plateia. «Estamos na terra de nascença de Vasco da Gama, um dos grandes descobridores portugueses. A cidade começou como uma cidade piscatória. Nos anos 70 desenvolveu-se em um porto comercial, começando pela refinaria e depois pelo complexo petroquímico. Seguimos em frente também com o GNL, granéis sólidos (principalmente carvão) e, claro, também o grande terminal, o Terminal XXI, que atualmente processa cerca de 1,7 milhões de TEU», disse. «Os slides servem para mostrar o que somos, o que fomos, e o que queremos do futuro»; «temos uma forte relação com a aicep», descrevendo o segredo do sucesso: uma sinergia que integra o porto, o município e a aicep, que gere a ZILS.

Vantagens de Sines? Tarefa fácil: «Não temos constrangimentos urbanísticos. Não necessitamos de dragagens. E somos capazes de receber os maiores navios do mundo, temos cinco terminais especializados», explicou. «Somos, atualmente, o décimo quinto maior porto europeu em termos de carga contentorizada» e 74% dos produtos energéticos em Portugal são processados em Sines» e «estamos prontos para despachar autorizações para os navios com uma antecipação de dois dias e meio, o que significa que não utilizamos papel: somos um porto livre e papel. E temos um sistema de janela única, a que chamamos JUP», completou.

Leia aqui a notícia completa da Revista Cargo

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