m

Notícias

Portugal alcança 87% de consumo de energia elétrica proveniente de renováveis nos primeiros cinco meses do ano

A REN – Redes Energéticas Nacionais afirma que, nos primeiros cinco meses de 2024, Portugal demonstrou um forte desempenho na utilização de energia elétrica verde, com as renováveis respondendo por 87% do consumo total. A energia hidroelétrica liderou com 43%, seguida pela eólica com 30%, a fotovoltaica com 8% e a biomassa com 6%. A produção a gás natural supriu 9% do consumo, enquanto 4% foi importado.

De acordo com o último relatório de logística da Savills, Portugal mantém a sua posição como líder global na produção de energia renovável, ocupando o 7.º lugar na Europa pela maior proporção de fontes renováveis utilizadas para produzir energia.

Estes valores contribuem para as metas definidas por Portugal no seu Plano Nacional de Energia e Clima para 2030, que, de acordo com o relatório de logística da Savills, visam garantir que pelo menos 80% da produção de eletricidade provenha de fontes renováveis, avançando assim na descarbonização do setor energético. Este esforço está alinhado com o objetivo da União Europeia para duplicar as suas fontes de energia renovável até 2030.

A ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines é o epicentro da estratégia nacional para o hidrogénio verde, abrigando as principais empresas do setor energético que têm um impacto significativo na economia nacional, constituindo assim a comunidade Energia Sul. Juntamente com o Porto de Sines, a ZILS forma o principal hub energético do país, sendo o ponto de entrada e processamento central de Oil & Gas. Atualmente, disponibiliza 5.300 hectares dedicados a projetos de energias renováveis.

A comunidade Energia Sul simboliza o compromisso da ZILS com a sustentabilidade.

Marque uma visita para conhecer a ZILS e os projetos de Energias Renováveis AQUI

Fontes: REN e Savills