m

Notícias

aicep Global Parques reforça cooperação com Angola para promover o desenvolvimento empresarial e logístico

No contexto da Visita Oficial a Portugal do Presidente da República de Angola, João Lourenço, a aicep Global Parques formalizou, no dia 25 de julho, dois acordos estratégicos de cooperação com entidades angolanas, com o objetivo de promover o investimento privado e impulsionar o desenvolvimento de infraestruturas industriais e logísticas, reforçando assim o seu compromisso com a cooperação internacional, através da troca de informação e da implementação de sinergias orientadas para a valorização de parques empresariais.

O Protocolo de Cooperação com a ARCCLA – Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola visa o reforço da colaboração institucional e técnica, com enfoque na partilha de boas práticas na gestão de zonas industriais e logísticas, no desenvolvimento de modelos de concessão e operação de infraestruturas e na capacitação de quadros técnicos. Esta parceria tem ainda como prioridade a dinamização das cadeias de valor logísticas e a criação de condições para o crescimento sustentável do setor.

Em simultâneo, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) com a AIPEX – Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola, que estabelece os termos de uma colaboração institucional centrada na promoção do investimento privado, qualificação das infraestruturas de acolhimento empresarial, partilha de conhecimento técnico e boas práticas, bem como no apoio à internacionalização de empresas angolanas e portuguesas.

Os dois acordos foram assinados pela Presidente do Conselho Executivo da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, e pelo Administrador Manuel Gaeiras, e enquadram-se na estratégia de promoção internacional da capacidade de acolhimento empresarial em Portugal.

Estas iniciativas estão plenamente alinhadas com os princípios da Cooperação Portuguesa 2030 e com os objetivos do programa Acelerar a Economia, nomeadamente nos eixos da industrialização, sustentabilidade, inovação, digitalização e internacionalização.