aicep Global Parques no Atlantic Convergence 2025
A aicep Global Parques participou na 2.ª edição do Atlantic Convergence | Bridging Continents with Digital Infrastructure, que decorreu em Lisboa entre os dias 28 e 30 de outubro, reunindo decisores e especialistas internacionais do setor das infraestruturas digitais. O evento promoveu o debate sobre o futuro da conectividade atlântica e o papel estratégico de Portugal no eixo Europa–América.
A presença da aicep Global Parques destacou o papel crescente de Sines, e da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines em particular, na transição digital e na autonomia tecnológica da Europa. A CEO, Isabel Caldeira Cardoso, integrou o painel “Empowering Portugal’s Digital Autonomy: Infrastructure, Security, and Civil Society”, onde apresentou as vantagens competitivas da ZILS e do SinesTech – Innovation & Data Center Hub.
“Sines afirma-se como uma plataforma central de interconetividade e inovação no Atlântico. No Atlantic Convergence, destacámos Portugal, e em particular a região de Sines e a ZILS, como um dos principais hubs europeus para projetos de infraestrutura digital, desde data centres à amarração de cabos submarinos, elementos fundamentais para o crescimento e a independência digital da Europa”, referiu Isabel Caldeira Cardoso.
O Atlantic Convergence, organizado por entidades como a EllaLink e a DE-CIX, centrou-se no desenvolvimento do ecossistema digital do Atlântico, abordando temas como cabos submarinos, centros de dados e interconetividade.
A participação da aicep Global Parques contou com o apoio da Iniciativa Invest In Alentejo 2.0, liderada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, que visa promover internacionalmente a região e atrair investimento para setores estratégicos como a digitalização e a inovação.
A presença no evento consolidou o alinhamento de Sines com as grandes tendências globais da economia digital, reforçando o papel da região na Plataforma Atlântica Europeia “EU Data-Gateway Platforms” e a sua relevância como pólo tecnológico e logístico de excelência para o futuro da conectividade internacional.





