Galp conclui instalação dos módulos da nova unidade de hidrogénio verde na ZILS
A Galp concluiu a instalação do último dos dez módulos de eletrólise de 10 MW da nova unidade de produção de hidrogénio verde em construção na Refinaria de Sines, situada na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. A infraestrutura deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026 e será, à data, a maior da Europa no seu segmento.
A substituição de hidrogénio cinzento por hidrogénio verde permitirá reduzir cerca de 110 mil toneladas de CO e apoiar o desenvolvimento de combustíveis de baixo carbono, como SAF e HVO. A unidade terá capacidade para produzir até 15 mil toneladas de hidrogénio renovável por ano, substituindo cerca de 20 por cento do hidrogénio atualmente utilizado nas operações da refinaria, sendo este um grande passo no processo de descarbonização.
Este projeto reforça o posicionamento da ZILS como hub estratégico para a transição energética, na linha da frente da descarbonização industrial e do desenvolvimento de soluções de energia renovável em Portugal e na Europa.




