m

Notícias

Portugal reforça posição no setor dos centros de dados

Portugal reforça posição no setor dos centros de dados

De acordo com o mais recente relatório Iberian Region Snapshot da Colliers (outubro 2025 – março 2026), Portugal vive um momento de forte aceleração no setor dos centros de dados, impulsionado pela conectividade internacional, pelo apoio institucional e pelo interesse de grandes investidores.

O país ultrapassa já os 2,6 GW de capacidade de TI planeada, com a região de Lisboa a registar um crescimento expressivo, passando de 373 MW para 1.389 MW num ano. Este dinamismo reflete-se na entrada e expansão de vários operadores internacionais, como Merlin Edged, AtlasEdge e Digital Realty.

Fora da capital, destaca-se Sines, onde o Start Campus representa um dos maiores projetos europeus do setor, com 1.169 MW de capacidade de TI planeada. Neste contexto, a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines assume um papel estratégico na atração de infraestruturas digitais de grande escala, beneficiando da sua localização, da proximidade a infraestruturas energéticas e portuárias e da forte conectividade internacional através de cabos submarinos.

O relatório sublinha ainda que Portugal se posiciona como uma localização competitiva para projetos hyperscale e de inteligência artificial, consolidando o seu papel no mapa europeu das infraestruturas digitais.