m

Notícias

6 ª Gala Portugal-China – A Belt & Road e o Novo Ciclo das Relações Bilaterais

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A. foi parte da mesa-redonda “Investimentos 2.0: a Belt & Road e a fase das infraestruturas” que se realizou na passada quarta-feira, dia 13 de novembro, no Casino Estoril, no contexto da 6º Gala Portugal-China da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa subordinada ao tema ”A Belt & Road e o Novo Ciclo das Relações Bilaterais”.

A conferência, em formato de mesa redonda, juntou o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, o Presidente do Bison Bank, Fang Bian, o Administrador das Infraestruturas de Portugal, Amílcar Monteiro, e o CEO do Hengtong Group (Alcobre), Huang Chang, sendo moderada por Afonso Camões, Administrador da Global Media Group.

Referindo-se à ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, da aicep Global Parques, Filipe Costa defendeu que o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines precisa de ser um hub intermodal – rodoferroviário e transoceânico – onde as rotas terrestre e marítima da Belt & Road Initiative  possam confluir. Não só a Belt & Road mas todas as iniciativas globais que façam de Sines um grande porto para o hinterland ibérico e de transshipment, tocado por todas as grandes alianças de armadores que assim nos conectem a todos os cantos do mundo. Um input logístico essencial para a nossa economia crescer pelas exportações para mercados terceiros, onde há progressões mais significativas da atividade económica, demográficas e do consumo. “Portugal precisa de acesso mais rápido e barato aos mercados terceiros, em conjugação com uma melhor logística para o hinterland europeu, sendo que se não participarmos na atual dinâmica das iniciativas globais de trânsito de mercadorias nos tornaremos periféricos, menos competitivos face às nossas contrapartes e aos nossos concorrentes”.

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, fechou a conferência referindo os prospetivos investimentos portuários e ferroviários, destacando-se uma referência a um possível papel de empresas chineses no relançar da indústria de materiais circulantes para ferrovia em Portugal.

No jantar de gala subsequente foram entregues os Prémios de Mérito que distinguem as empresas, entidades ou personalidades que mais se destacaram nas relações bilaterais entre Portugal e a China no presente ano, numa sessão aberta pelo Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, Sérgio Martins Alves, e encerrada pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *