m

Notícias

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) integra o Projeto Europeu Planet

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) integra o projeto europeu Planet

O projecto Planet (de “Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network”) arrancou no passado dia 1 e prolongar-se-á até 31 de Maio de 2023.

O projeto assenta em dois pilares:

  • Modelação dinâmica das rotas comerciais e do seu impacto nas infraestruturas logísticas e nas operações da RTE-T, tendo em conta fatores geo-económicos.
  • Transformação digital da RTE-T, com ganhos económicos e ambientais, utilizando tecnologias disruptivas, designadamente IoT, Blockchain, PI, 5G, Impressão 3D, hyperloop e veículos autónomos”.

Sines, Roterdão e Valência servirão de laboratórios-vivos, desde logo, para medirem os fluxos de cargas através dos corredores da RTE-T que integram (no caso de Sines, o corredor Atlântico). Também serão o foco da investigação de soluções inovadores para a coordenação de cadeias de abastecimento multimodais complexas, envolvendo atores públicos e privados.

O consórcio multinacional responsável pelo projeto compreende 33 parceiros de 14 países,

Financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, o Planet agrega 33 parceiros de 14 países, sendo a CPLS o único representante português. Tem um orçamento de cerca de 7,1 milhões de euros, dos quais 116 mil estão alocados à participação lusa.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *