m

Notícias

AGEPOR comemora 100 anos de Associativismo dos Agentes de Navegação

Na passada quarta-feira, 13 de novembro, realizou-se o jantar comemorativo dos 20 anos da Agepor (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) e dos 100 anos de associativismo dos agentes de navegação, onde se reuniram os agentes de navegação e restante comunidade ligada à economia do mar.

Há um século era criada a Federação Marítima de Lisboa, cujo Alvará é concedido em 13 de novembro 1919. No final do século XX havia um forte sentimento de pertença e posse dos associados para com as suas associações regionais. Porém, os dirigentes entenderam que o futuro estava mais além e souberam trilhar o caminho da associação NACIONAL.

O presidente da AGEPOR, Rui d´Orey no seu discurso comemorativo apresentou os maiores desafios que o sector enfrenta atualmente, mas também os vetores para o desenvolvimento da atividade portuária, que na sua perspetiva serão determinantes na transformação do setor.

Os desafios que ganham peso na agenda deste sector são: a digitalização, a sustentabilidade e políticas ambientais cada vez mais restritivas e a robotização, que permitirá desde navios autónomos, terminais autónomos e totalmente ‘inteligentes’, etc. No plano Nacional, evidenciou três grandes vetores para o desenvolvimento portuário: O primeiro é a necessidade de investimento e capacidade dos portos, o segundo é a conclusão da implementação do projeto da JUL – Janela Única Logística e o terceiro vetor é a promover a paz social no sector.

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços SA, fez-se representar pela Administradora Executiva, Isabel Caldeira Cardoso.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *