m

Notícias

aicep Global Parques, EllaLink e Start Campus cooperam para transformar Sines no novo Atlantic Hub

aicep Global Parques, EllaLink e Start Campus cooperam para transformar Sines no novo Atlantic Hub – uma localização segura, neutra, resiliente e de fácil acesso para instalar e operar cabos submarinos

A aicep Global Parques, EllaLink and Start Campus, empresa responsável pelo centro de dados sustentável em hiperescala SINES 4.0, estão a trabalhar em conjunto para criar o ‘Atlantic Hub’, para melhorar a conectividade entre Europa, América do Norte, América do Sul e África.

A parceria, que conta com a colaboração do Governo Português na coordenação de diversas entidades públicas a nível nacional e local, visa estabelecer Sines, Portugal, como um local seguro, neutro, resiliente e de fácil acesso para a instalação de cabos submarinos. Isso inclui:

  • Uma solução transparente e abrangente para simplificar o processo de licenciamento e autorização de construção, estabelecendo um ambiente controlado em termos de risco com condições regulatórias únicas para a instalação de cabos submarinos num local estratégico para a conectividade intercontinental;
  • A criação de uma “zona de proteção de cabos” em frente a Sines para o pré-licenciamento de rotas de cabos submarinos, garantindo uma proteção reforçada e controlada dos cabos;
  • A construção, em Sines, de várias infraestruturas multi-tenant robustas e diversas para cabos submarinos partilhados, conectando o data center de Sines, a Estação de Amarração de Cabos EllaLink (CLS) e outros pontos de amarração de cabos, além da Sines Tech.

Sines posiciona-se assim como um hub submarino seguro, transparente e neutro capaz de atrair mais cabos internacionais devido a uma localização única, simplificada, com baixo risco e alta segurança, conectada a hubs e centros de dados de grandes dimensões, com soluções energéticas 100% sustentáveis.

“Para criar uma redundância natural e fortalecer o Atlantic Hub, o sistema de cabos submarinos de alta contagem de fibras não repetidas, Olisipo, proporcionará a Sines a diversidade em relação a outras infraestruturas digitais em Portugal, conectando-se a outras amarrações de cabos e data centers.

Espera-se que o Atlantic Hub traga benefícios económicos substanciais para a região, impulsionando a criação de empregos, estimulando a atividade económica local e contribuindo para o crescimento da economia digital. Também pode incentivar empresas de tecnologia a estabelecerem presença na área.

Para Afonso Salema, CEO of Start Campus, “o Atlantic Hub permitirá uma enorme redução de risco para novos sistemas submarinos assim como um salto qualitativo de processos geralmente morosos numa indústria que necessita de prazos sempre mais curtos entre a decisão de investimento e início de operação. É, de facto, encorajador contar com a colaboração de empresas parceiras como a EllaLink e com entidades oficiais como a aicep Global Parques que dão força a todos os projetos que olham cada vez mais para Sines como a porta europeia para a explosão da conectividade intercontinental.

Diego Matas, COO da EllaLink, também acrescenta: “Desenvolver um Hub digital e de conectividade é um marco crucial para toda a visão da EllaLink, que começou há muito tempo, quando decidimos pela primeira vez vir para Sines e amarrar um cabo aqui! O Atlantic Hub e o sistema de cabos submarinos Olisipo impulsionarão a inter-conectividade do país, oferecendo aos novos investidores algo completamente inovador para a região e adicionando vantagens críticas a Sines como uma porta prioritária para a Europa. A EllaLink está firmemente comprometida com o desenvolvimento deste projeto.”

Para Isabel Caldeira Cardoso, CEO da aicep Global Parques: “Temos consciência da importância do Atlantic Hub para a atratividade de Portugal no setor digital. A conectividade internacional é cada vez mais importante, e a região de Sines, devido às suas características intrínsecas, pode ser um motor para o desenvolvimento desse vetor importante na economia nacional. A simplificação em termos de eficiência e eficácia é, sem dúvida, um fator-chave para os programadores, os principais players digitais do mercado. O nosso papel é ser uma entidade ativa e dinâmica neste processo, criando mais riqueza e desenvolvimento sustentável para o nosso país.”

 

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *