m

Notícias

Inaugurado no Sines Tech o Cabo Submarino Transatlântico da EllaLink

Foi hoje inaugurado em Sines o cabo da EllaLink, a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América Latina.

Esta cerimónia integra o evento “Leading the Digital Decade”, organizado pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE e a Comissão Europeia, que decorre hoje e amanhã em Sines, com o objetivo de promover um debate alargado em torno da transformação digital da União Europeia e os Objetivos 2030.

A sessão de inauguração do cabo EllaLink foi presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, que durante o evento apresentou a Declaração de Lisboa, que enquadra um conjunto de princípios, garantias e direitos digitais, tendo em vista a promoção e proteção dos valores da União Europeia no espaço digital.

O painel subordinado ao Cabo da Ellalink contou com as intervenções do Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marcos Pontes, do Presidente da Ellalink, Philippe Dumont e do Presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark.

O Cabo da Ellalink está ancorado no Sines Tech na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, gerida pela aicep Global Parques. O Sines Tech – Innovation & Data Center Hub é uma localização de excelência para os setores das Telecomunicações e Centros de Dados na ZILS.

Com esta operação de investimento de 150 milhões de euros a EllaLink abre um “corredor” para a transmissão de dados entre os dois continentes, fornecendo novas oportunidades ao mercado europeu. Para além da primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América Latina, o sistema EllaLink inclui ainda diversas rotas terrestres que ligam Data Centers estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Na sessão de inauguração estiveram presentes Maria Manuel Serrano, Presidente do CA da aicep Global Parques e Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *