m

Notícias

O Conselho de Ministros aprovou o programa Internacionalizar 2030

O Conselho de Ministros aprovou o programa Internacionalizar 2030, que estabelece as prioridades para a internacionalização da economia portuguesa.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias destacou, na sua intervenção, três medidas incluídas no programa Internacionalizar 2030:

  1. A enfâse na marca de Portugal, «construída de forma coletiva e transversal dos sectores de bens e serviços», que conta com «um forte empenho» da AICEP e do Turismo de Portugal»;
  2. Um esforço para a qualificação das pequenas e médias empresas, prevendo-se a formação de recursos humanos «especialistas em negócios internacionais» e «que nos permitam alargar a base do sector exportador»;
  3. O lançamento de uma linha específica de financiamento da encomenda internacional e, também, no âmbito fiscal – em continuidade com o Orçamento de Estado para 2020.

As prioridades estabelecidas neste programa são o aumento das exportações de bens e serviços, o incremento do número de exportadores, a diversificação de mercados de exportação, o aumento do volume de investimento direto estrangeiro, o fortalecimento do investimento direto português no estrangeiro e o acréscimo do valor acrescentado nacional.

O programa está estruturado em seis eixos de intervenção: Business and Market Intelligence; Formação e Qualificação dos Recursos Humanos e do Território; Financiamento; Apoio no Acesso aos Mercados e ao Investimento em Portugal; Desenvolvimento da Marca Portugal e Política Comercial e Custos de Contexto.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *