m

Notícias

Portugal sobe duas posições no ranking global de competitividade. Está em 37º lugar

Working with document

A mão-de-obra qualificada, o custo de oportunidade e a estabilidade das infraestruturas são apontados como os fatores que tornam a economia portuguesa mais atrativa.

Depois de uma queda em 2019, Portugal subiu no ranking global de competitividade do IMD World Competitiveness Center, que é liderado por Singapura. Foi uma subida de dois lugares face ao ano passado, fixando-se agora na 37º posição. Este é o melhor resultado alcançado pelo país desde 2018.

A mão-de-obra qualificada, o custo de oportunidade e a estabilidade das infraestruturas mantém-se como os fatores que tornam a economia nacional “mais atrativa”, nota a Porto Business School, parceira do IMD na elaboração deste ranking, que avalia o desempenho económico, infraestrutura, eficiência do Governo e eficiência empresarial, em comunicado.

A melhoria na posição do país foi “influenciada pela inflação dos preços ao consumidor, pela exportação de produtos e por receitas turísticas”. No que diz respeito à performance económica, Portugal destaca-se na categoria de preços, no qual é 30º país mais competitivo a nível mundial, seguindo-se o comércio externo (31.º lugar).

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *