m

Notícias

Repsol investe 725 milhões de euros em fábricas da economia circular e na transição energética em Sines

A Repsol vai investir mais de 725 milhões de euros na expansão da sua produção industrial na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS). São 657 milhões de euros em duas novas fábricas de polímeros; 22 milhões em tancagem e pipelines para produtos base; 18 milhões em interligações elétricas e mais de 30 milhões em equipamentos de geração de eletricidade renovável para autoabastecimento.

É esperado que estas duas novas fábricas comecem a operar no terceiro trimestre de 2025, provocando um impacto anual estimado de 400 milhões de euros na substituição de importações e a geração de outros 400 milhões de euros em exportações, para um saldo de 800 milhões de euros na balança comercial nacional. Além do efeito multiplicador induzido na produção nacional e as subsequentes exportações de elevado valor acrescentado, ao disponibilizar polietileno e polipropileno, em quantidade e proximidade, como matérias-base dos principais clusters da indústria exportadora portuguesa, desde os componentes automóveis aos produtos alimentares.

Com este novo investimento a Repsol Polímeros acrescenta mais 51 hectares ao seu Complexo Petroquímico de Sines, e mais 57 hectares de recuperação ambiental com a instalação de painéis fotovoltaicos num areeiro agora desativado, para um total de 250 hectares da Repsol Polímeros na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, sob gestão da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A.: https://globalparques.pt/zils/

A este investimento, a aicep Global Parques, gestora da ZILS, espera que se sigam a instalação de mais unidades da economia circular, para processos de reciclagem química, que empurrarão o investimento total da Repsol Polímeros em Sines para mais de mil milhões de euros no âmbito do presente ciclo de investimento do Plano Estratégico 2021-2025 da Repsol Química.

Para Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, “Este investimento tem um enorme impacto, direto e indireto, de mais de mil milhões de euros por ano na balança comercial portuguesa, entre a substituição de importações, as novas exportações e o potenciar da indústria transformadora de todo o país”.

Para Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, “Este reforço de investimento da Repsol Polímeros traz mais riqueza e mais produção para Sines, além de contribuir para atrair mais empresas dos setores químico e transformador, criando assim, direta e indiretamente, mais emprego e apreciação salarial para os sineenses.”

O Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines é o hub energético e químico de Portugal, vital para o abastecimento nacional de combustíveis, gás natural, gases industriais e produtos de base para a indústria transformadora nacional. No plano energético, destacam-se os desenvolvimentos em curso para a produção de hidrogénio e amónia verdes, que contribuirão para descarbonizar a refinação e a química na ZILS, bem como os biocombustíveis e outros combustíveis alternativos.

Sines é também a plataforma logística intercontinental de Portugal para mercadorias, permitindo a importação e exportação direta de carga contentorizada e a granel de e para países fora da Europa. Ao trânsito de mercadorias a Zona Industrial e Logística de Sines está a acrescentar o trânsito de dados, acolhendo Estações de Amarração de Cabos submarinos de telecomunicações e Centros de Dados no Sines Tech – Innovation & Data Center Hub: https://globalparques.pt/zils/zils-sinestech/

A ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines lidera a transição energética e a transição digital.

Fotografia panorama da Zona 2 da ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines

O Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

Assinatura de contrato entre a aicep Global Parques e a Repsol, para 57 ha na ZILS onde a Repsol pretende implantar um projeto de recuperação ambiental e produção de energia renovável associado ao desenvolvimento do Complexo Petroquímico da ZILS

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, e Arsénio Salvador, Diretor-Geral da Repsol Polímeros, assinam contratos de arrendamento de terrenos pela Repsol na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines em 23 de abril de 2021.

 

A ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines é gerida pela aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. Uma empresa pública cujos acionistas são a AICEP, o IAPMEI, o Porto de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a Caixa Geral de Depósitos, sendo tutelada pela Secretaria de Estado da Internacionalização, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Eurico Brilhante Dias- Secretário de Estado da Internacionalização - Cadastro de Ativos” e “Dashboard são novas funcionalidades do Portugal Site Selection

Eurico Brilhante Dias

Secretário de Estado da Internacionalização

 

 

 

 

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *