m

Notícias

Sines é ponto de entrada de GNL dos EUA na União Europeia


Promoção de Sines como plataforma para o comércio transatlântico de Gás Natural Liquefeito

A promoção do Cluster Portuário, Logístico e Energético de Sines como ponto de entrada do Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos América na União Europeia leva o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, ao “Conselho de Energia UE-EUA, fórum de negócios de Gás Natural Liquefeito” que decorre a 2 e 3 de maio de 2019 em Bruxelas.

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. é a gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, parte do cluster Oil & Gas e energético nacional, no qual se destaca o Terminal de GNL no Porto de Sines.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representou Portugal neste Conselho de Energia UE-EUA, que foi copresidido pelo Comissário Europeu da Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, e o Ministro da Energia dos EUA, Rick Perry.

Pugnando pela interligação da infraestrutura de transporte de GNL de Portugal & Espanha a França e daí ao centro da Europa, a representação portuguesa promoveu a localização estratégica de Sines, as suas infraestruturas e a capacidade instalada já existentes para posicionar Portugal como recetor, reexportador e primeiro beneficiário em abundância e preço desta energia fóssil mais limpa.

O Ministro de Energia dos EUA enunciou o apoio dos EUA a esta interligação transpirenaica, como uma das formas de diversificar o abastecimento da UE, face ao que considerou a sua excessiva dependência do fornecedor Rússia.

No primeiro trimestre de 2019 a UE absorveu 35% das exportações mundiais de GNL dos EUA, que representaram 13% das suas importações. Os EUA são o maior produtor mundial de gás natural, estando atualmente a decuplicar a sua capacidade exportadora de GNL e à procura de maior abertura dos mercados mundiais à sua produção. O bloco europeu é o maior importador mundial de GNL.

A componente intergovernamental é prelúdio de sessões de B2B – business to business entre empresas exportadoras dos EUA e importadoras da UE, bem como as principais traders e transportadoras marítimas de GNL.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *