m

Notícias

Visita de Peritos de Proteção Civil da União Europeia à ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines

Recentemente realizou-se uma visita de um conjunto de peritos da UE – DGE (DG ECHO – European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations), promovida pela ANEPC, no âmbito da Proteção Civil e prevenção e gestão de catástrofes no espaço europeu.

Estas ações fortalecem a cooperação entre os Estados participantes e contribuem para uma abordagem integrada na gestão de riscos de desastres, vinculando ações de prevenção, preparação e resposta a riscos.

No caso de Portugal, foi selecionada uma revisão abrangente que cobrirá todo o ciclo de DRM (Disaster Risk Management). Foi dado especial atenção ao quadro político e jurídico; à metodologia para estabelecer avaliações de risco nacionais e locais; consulta às partes interessadas; estratégia de conscientização pública; consideração de risco em políticas e processos de planeamento e gestão de riscos.

A ZILS neste contexto, para além da sua importância estratégica económica e social a nível nacional, é exemplo de algumas das melhores práticas internacionais no controlo e na gestão de riscos e catástrofes, sendo uma Zona Industrial onde se verifica a concertação de esforços e de ações entre os operadores industriais e as entidades da região.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *