PMAZILS um instrumento para a melhoria das condições ambientais da ZILS
A ZILS dispõe, desde 2015, de um sistema de monitorização ambiental da qualidade do ar e qualidade das águas superficiais e subterrâneas, denominado PMAZILS – Plano de Monitorização Ambiental da Zona Industrial e Logística de Sines. A aicep Global Parques, enquanto entidade gestora, é responsável pela operacionalização deste plano que permite, de forma contínua 24 horas por dia, 365 dias por ano, avaliar os impactos ambientais gerados pelas indústrias instaladas na ZILS.
Os trabalhos de monitorização e avaliação dos resultados são realizados por equipas técnicas especializadas na área do ambiente, detentoras de todas as certificações legalmente exigidas e são tornados públicos no site da aicep Global Parques.
Em 2019 os resultados obtidos nas duas campanhas de monitorização da qualidade das águas superficiais da Ribeira de Moinhos (montante e jusante ZILS), todos os poluentes analisados apresentavam concentrações inferiores aos limites, pelo que apresentavam um estado global “bom ou superior”, o que permite concluir que a água analisada cumpre com os valores normativos definidos para água utilizada para rega.
Em relação à monitorização da qualidade do ar, realizada através da utilização de estações fixas e de amostradores passivos, salienta-se que os resultados apurados nas quatro estações fixas, todos os poluentes monitorizados cumpriram em 2019 os valores legislados, tendo-se verificado para qualquer uma das estações de monitorização da qualidade do ar em que foi possível a sua determinação, uma dominância da classificação Bom e Muito Bom.
Quanto aos resultados obtidos com recurso aos amostradores passivos, comparando as concentrações registadas de dióxido de azoto, de dióxido de enxofre e de Benzeno, com o Valor Limite Para Proteção da Saúde Humana legislado, verifica-se que os valores legislados foram cumpridos em 100% dos locais monitorizados.
Por fim, importa também salientar que no relatório anual do PMA ZILS, relativo ao ano 2019, destaca as medidas que têm vindo a ser implementadas nos últimos anos, tais como, a remoção de solos contaminados e respetiva condução a destino final adequado, a instalação de uma rede piezométrica e o próprio Plano de Monitorização Ambiental da ZILS, constitui um instrumento de medição e melhoria das condições ambientais da ZILS, que no seu conjunto estão a contribuir para uma efetiva melhoria ambiental do concelho de Sines.
Post a comment