Portugal: O País mais atrativo para empresas que procuram Nearshoring
O estudo mais recente da Savills, intitulado “Nearshoring Index 2024”, destaca Portugal como o país mais atrativo para novos investimentos industriais, especialmente para empresas que procuram cadeias de abastecimento “nearshore“. Esta posição realça fatores como a redução e diversificação das cadeias de abastecimento e a diminuição de dependência de importações estrangeiras associadas ao custo económico (rendas, energia e custos laborais), ao ambiente empresarial e ao desempenho em ESG (Environmental, Social and Governance).
Portugal destaca-se na liderança do ranking pela sua combinação de baixo custo operacional e a sua integração no mercado europeu, que oferece um ambiente de negócios sem fronteiras, livre movimentação de capitais e uma estabilidade política considerável. Além disso, a incorporação significativa de energias renováveis na transição energética português é um fator chave, contribuindo para a independência e competitividade energética do país.
Tiago Cortez, Associate I&L Investment da Savills, reforça que “uma maior independência e competitividade energética, aliadas a um contexto político estável, uma força de trabalho qualificada e políticas ESG robustas, tornam Portugal extremamente atrativo para o nearshoring.”
A aicep Global Parques disponibiliza espaços estratégicos para investimentos industriais e logísticos, em linha com as tendências globais de nearshoring. A proximidade dos parques geridos pela empresa aos portos marítimos e terrestres, facilita a instalação de negócios que necessitam de conectividade eficiente e logística otimizada.
Descubra as vantagens de investir em Portugal e explore as nossas localizações AQUI