Portugal prepara-se para alcançar um novo recorde na captação de investimentos em 2024
Portugal prepara-se para alcançar um novo recorde na captação de investimentos em 2024, com a AICEP já a contratualizar cerca de 50 milhões de euros até ao momento. Este valor supera os 13 milhões registados em 2022 e os 40 milhões de 2023, e a expectativa do presidente da AICEP, Ricardo Arroja, é que possa ultrapassar as centenas de milhões de euros até ao final do ano. A maior parte deste investimento provém de capital estrangeiro – IDE – e a AICEP conta com incentivos financeiros importantes, como os 150 milhões de euros anuais disponíveis até 2027, e uma linha de mil milhões de euros prevista para 2025, que irá apoiar especialmente projetos na área da transição energética.”
O pipeline de projetos potenciais é significativo, estimando-se em cerca de 20 mil milhões de euros os investimentos com maturidade suficiente para avançar, podendo gerar até 25.000 postos de trabalho.
De acordo com a entrevista dada ao jornal económico ECO, Ricardo Arroja declarou que “Depois temos também em perspectiva algo que será operacionalizado a muito breve trecho A Resolução do Conselho de Ministros número 49 de 2024, a famosa linha dos mil milhões de euros que se prevê que seja operacionalizada muito em breve. Teremos mil milhões de euros para contratualizar em 2025, com a possibilidade de ser executado até bastantes anos mais à frente, em que vamos sobretudo suportar e apoiar projetos na área de transição energética: baterias elétricas, bombas de calor, hidrogénio verde e biocombustíveis. Projetos que têm um impacto estrutural e transformacional da economia portuguesa.”