m

Notícias

A EDIA e a aicep Global Parques promoveram a 2ª sessão de trabalho com os municípios da região do Alqueva

A EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e a aicep Global Parques promoveram no passado dia 7, a 2ª sessão de trabalho com os municípios da região do Alqueva.

Os trabalhos recaíram sobre a melhoria da informação da oferta de localizações disponíveis para a agroindústria potenciando a instalação de unidades agroindustriais na zona.

Fruto da união de esforços da aicep Global Parques, da EDIA e Municípios da Região do Alqueva para a melhoria da informação da região do Alqueva no Global Find, realizou-se nas instalações da EDIA em Beja uma sessão de trabalho com as Câmaras Municipais da zona de influência de Alqueva, Câmara Municipal de Sines, Núcleo Empresarial da Região de Beja, NERBE, Núcleo Empresarial da região de Évora, NERE e Mercado Abastecedor da Região de Évora, MARÉ.

A reunião contou com a presença do Presidente da EDIA Engº. João Basto e da Comissão Executiva da aicep Global Parques Dr. Francisco Nunes e Sá.

Estiveram presentes cerca de 40 pessoas que mostraram todo o interesse em colaborar para se obter o levantamento correto de informação sobre terrenos de aptidão industrial, logística e agroindustrial dos concelhos da área de influência do Alqueva, aumentando a visibilidade da oferta associada à atividade industrial da região, principalmente a que se destina à agro-indústria, e potenciar a instalação de unidades agroindustriais na zona de influência de Alqueva, valorizando a capacidade já instalada e a instalar associada aos novos blocos de rega, e consequentemente à possibilidade de produção de matéria-prima (novos produtos agrícolas) com recurso ao potencial hídrico disponível. O objetivo último é formar mercado e promover de forma eficiente o investimento naquela região dotado de características únicas para algum tipo de atividades.

Para o efeito, a EDIA, em articulação e cooperação com os municípios da região, tem vindo a desenvolver esforços na obtenção deste tipo de informação, sensibilizando ainda para a importância socioeconómica que representa a possibilidade de instalação de agroindústrias na região, esforço este que passa por divulgar junto das entidades locais as vantagens de integrar uma plataforma de promoção de localizações industriais e logísticas, sendo o Global Find uma referência junto das Câmaras Municipais da região.

Por seu lado, a aicep Global Parques, responsável pela plataforma Global Find, preparou uma ficha de levantamento de informação que os players regionais têm vindo a completar por forma a garantir a qualidade dos conteúdos a levantar.

Por seu turno, a EDIA elaborou também uma ficha que permita a identificação de “Outros TerrenosEquipamentos Públicos não infraestruturados” e de “Terrenos ou Equipamentos Privados”.

A sessão de trabalho permitiu aos Municípios o esclarecimento de dúvidas sobre a informação relevante para a Plataforma Global Find e a consciencialização para a importância de que a oferta existente esteja presente numa plataforma global que pretende formar mercado e promover todas as regiões de Portugal como destino de investimento estrangeiro.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *