m

Notícias

ABC Mercado Europa do Norte – Suécia, Dinamarca e Finlândia

A aicep Portugal Global organiza o “ABC Mercado Europa do Norte – Suécia, Dinamarca e Finlândia”, a realizar nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2012, respectivamente, no auditório da AICEP, em Lisboa, e no auditório da DRE-Norte, no Porto. Esta acção contará com a participação da Responsável pelo Centro de Negócios em Estocolmo, Luísa Agapito, especialista destes mercados, que dará a conhecer as relevantes oportunidades de negócio que as empresas portuguesas podem encontrar nos Países Nórdicos.

Apesar do impacto da crise financeira, os Países Nórdicos registaram comportamentos positivos no seu desenvolvimento económico. Entre os mercados da Europa do Norte encontram-se alguns dos países que têm dos rendimentos per capita mais elevados do mundo, bem como uma forte apetência pela oferta qualificada de produtos e de serviços, face à sofisticação dos seus consumidores, a que Portugal pode dar resposta.

Em 2011, prevê-se que o crescimento real do PIB nesta região da Europa regista as seguintes variações: Suécia (4,1%), Dinamarca (1,8%), Finlândia (2,7%). Prevê-se também que as exportações portuguesas para estes países atinjam o valor de mil milhões Euros, distribuídos da seguinte forma: Suécia 458 milhões Euros; Dinamarca 264 milhões Euros; Finlândia 263 milhões Euros. Os Países Nórdicos, graças às suas características, estão a recuperar mais rapidamente da crise do que outros mercados europeus, sendo o cenário macroeconómico destes mercados comparativamente melhor. Com défices públicos que rondam os 30% do PIB, apresentam saldos positivos das respectivas balanças comerciais. Com a classificação “AAA”, são países que apresentam um risco mínimo, dispondo ainda de instituições que operam de acordo com regras públicas e transparentes. Numa fase em que sabemos que o índice de risco de incobráveis a nível europeu se tem vindo a deteriorar, desde 2007, os Países Nórdicos, por tradição, sempre permaneceram no topo da lista dos melhores pagadores, na Europa. Ocupam também lugares de destaque na educação e na inovação tecnológica e contam com um tecido empresarial dinâmico. Saiba mais acerca das oportunidades de negócio nesta região da Europa.

As empresas interessadas podem inscrever-se até às 18h00 do próximo dia 23 de Janeiro.

 


Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *