m

Notícias

Resiliência comprovada do megacentro de dados da Start Campus na ZILS

Segundo a notícia publicada pela ECO / Mariana Bandeira, a 28 de abril de 2025, o projeto SINES DC, o megacentro de dados em construção pela Start Campus, situado na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, demonstrou uma resiliência notável face ao apagão que afetou a Península Ibérica. Este desempenho evidencia a robustez do sistema energético implementado e reforça a confiança nas soluções tecnológicas adotadas.

Segundo Robert Dunn, CEO da Start Campus, “foi interessante ver como o sistema reagiu em condições reais, bem como a performance da equipa e da cadeia de abastecimento. Funcionou como esperado”.

Durante o incidente, o fornecimento ininterrupto de energia foi assegurado por uma combinação de baterias UPS e geradores a diesel verde (HVO), num verdadeiro teste de fiabilidade às infraestruturas fornecidas pela Schneider Electric, parceira tecnológica de referência. Este momento poderá ser determinante na renovação do contrato entre as duas empresas, numa altura em que se aproxima a construção do segundo edifício do campus e que, no total, incluirá seis unidades até 2030.

A infraestrutura, estrategicamente localizada na ZILS, distingue-se pela ambição de ser o maior e mais sustentável centro de dados da Europa, alimentado por fontes de energia renovável e arrefecido com água do mar, recorrendo a um inovador sistema de refrigeração ambientalmente responsável.

Com uma localização privilegiada, disponibilidade de energia verde, acesso direto a cabos submarinos de telecomunicações e uma aposta clara na sustentabilidade, a ZILS consolida-se como o destino de excelência para a nova geração de centros de dados e indústrias digitais.

Leia a notícia completa aqui.