Cerimónia da assinatura da Adenda ao Acordo de Gestão e Exploração do Património da Zona de Sines, do IAPMEI com a aicep Global Parques
No dia 16 de dezembro, às 16h30, será assinada, na presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, a Adenda ao Acordo que permitirá à aicep Global Parques, atual gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, fazer a gestão e exploração do património da zona de Sines, detido pelo IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.
Local: Salão Nobre do Ministério da Economia e do Mar, 16 de dezembro, às 16h30
Programa
16h30 – Abertura do evento
Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva
16h40 – Transição energética e apoio à descarbonização da indústria
Presidente do IAPMEI, Francisco Sá
16h50 – Novos terrenos para a descarbonização e reindustrialização
Presidente do Conselho de Administração da Aicep Global Parques, Filipe Costa
17h00 – Encerramento do Evento
Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz
17h10 – possibilidade de resposta a perguntas da comunicação social
Esta Adenda diz respeito aos terrenos do Estado que transitaram recentemente para o IAPMEI com vista à implementação, em Sines, de projetos de interesse estratégico para a economia nacional (Decreto-lei nº 80/2022 de 25 de novembro).
Neste momento, os novos projetos industriais no âmbito da dupla transição energética e digital, em curso e em perspectiva, para a área de Sines, já excediam a área disponível na zona industrial e logística de Sines (ZILS). O mesmo acontecendo relativamente aos projetos de fornecimento de eletricidade renovável, tanto em apoio aos projetos industriais e de hidrogénio verde ligados ao consumo no local, bem como à injeção na rede de gás natural e à exportação.
Para assegurar a construção e instalação de infraestruturas e equipamentos de apoio aos novos projetos industriais estratégicos para a economia nacional tornou-se urgente a reafetação de terrenos, visando um melhor planeamento e ajustamento do território às necessidades e perspectivas de investimento privado produtivo, a curto e médio prazo.
A importância do complexo logístico-industrial da área de Sines tem vindo a aumentar, de uma forma sustentada, na estrutura industrial portuguesa. As sucessivas crises mundiais da pandemia do SARS-COV–2 e da Guerra na Ucrânia têm afetado as cadeias logísticas mundiais e estão a moldar um novo paradigma energético, tornando a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) num pólo de confluência de indústrias ligadas à transição energética, nomeadamente com a fabricação de novos combustíveis verdes, e também com a implementação de empresas de cariz tecnológico.
A incorporação destas novas áreas disponíveis para a implementação de projetos como a produção energética verde, para suportar os projetos de produção de H2 verde, bem como o autoconsumo das indústrias locais, torna-se vital para garantir a capacidade de Sines para acolher projetos de interesse estratégico para a economia nacional.
Comments:
-
-
Muoi Colon
Your site visitors, especially me appreciate the time and effort you have spent to put this information together. Here is my website 94N for something more enlightening posts about Thai-Massage.
police badges
This was very informative. I appreciate the clarity and depth.