m

Notícias

Cerimónia da assinatura da Adenda ao Acordo de Gestão e Exploração do Património da Zona de Sines, do IAPMEI com a aicep Global Parques

No dia 16 de dezembro, às 16h30, será assinada, na presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, a Adenda ao Acordo que permitirá à aicep Global Parques, atual gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, fazer a gestão e exploração do património da zona de Sines, detido pelo IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.

Local: Salão Nobre do Ministério da Economia e do Mar, 16 de dezembro, às 16h30

 Programa

16h30 – Abertura do evento

Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva

16h40 – Transição energética e apoio à descarbonização da indústria

Presidente do IAPMEI, Francisco Sá

16h50 – Novos terrenos para a descarbonização e reindustrialização

Presidente do Conselho de Administração da Aicep Global Parques, Filipe Costa

17h00 – Encerramento do Evento

Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz

17h10 – possibilidade de resposta a perguntas da comunicação social

 

Esta Adenda diz respeito aos terrenos do Estado que transitaram recentemente para o IAPMEI com vista à implementação, em Sines, de projetos de interesse estratégico para a economia nacional (Decreto-lei nº 80/2022 de 25 de novembro).

Neste momento, os novos projetos industriais no âmbito da dupla transição energética e digital, em curso e em perspectiva, para a área de Sines, já excediam a área disponível na zona industrial e logística de Sines (ZILS). O mesmo acontecendo relativamente aos projetos de fornecimento de eletricidade renovável, tanto em apoio aos projetos industriais e de hidrogénio verde ligados ao consumo no local, bem como à injeção na rede de gás natural e à exportação.

Para assegurar a construção e instalação de infraestruturas e equipamentos de apoio aos novos projetos industriais estratégicos para a economia nacional tornou-se urgente a reafetação de terrenos, visando um melhor planeamento e ajustamento do território às necessidades e perspectivas de investimento privado produtivo, a curto e médio prazo.

A importância do complexo logístico-industrial da área de Sines tem vindo a aumentar, de uma forma sustentada, na estrutura industrial portuguesa. As sucessivas crises mundiais da pandemia do SARS-COV–2 e da Guerra na Ucrânia têm afetado as cadeias logísticas mundiais e estão a moldar um novo paradigma energético, tornando a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) num pólo de confluência de indústrias ligadas à transição energética, nomeadamente com a fabricação de novos combustíveis verdes, e também com a implementação de empresas de cariz tecnológico.

A incorporação destas novas áreas disponíveis para a implementação de projetos como a produção energética verde, para suportar os projetos de produção de H2 verde, bem como o autoconsumo das indústrias locais, torna-se vital para garantir a capacidade de Sines para acolher projetos de interesse estratégico para a economia nacional.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *