Novos terrenos em Sines para projetos globais de telecomunicações
A empresa Start – Sines TransAtlantic Renewable & Technology Campus arrendou hoje mais 23 hectares (ha) na Zona Industrial e Logística de Sines, 20ha para investir 127 milhões de euros numa subestação elétrica própria e 3ha para acolher Estações de Amarração de Cabos (CLS) submarinos de empresas globais de telecomunicações.
A subestação servirá para abastecer o mega centro de dados ‘verde’ de 495MW de potência, em construção pela Start Campus, e será uma peça essencial da Comunidade de Energias Renováveis “Energia Sul” a ser criada pela aicep Global Parques, com o Porto de Sines e a Câmara Municipal de Sines.
A nova área para amarração de cabos é contigua à CLS já existente, e onde amarra o cabo EllaLink que liga a Europa à América do Sul, que virá quadruplicar e fazer evoluir para um Porto de Dados.
A assinatura dos dois contratos decorreu hoje em Sines numa reunião da Comunidade Sines Tech, presidida por S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
O MNE destacou que “estes investimentos no âmbito do ‘Sines Tech’ e da ‘Energia Sul‘ são importantes para o desenvolvimento económico de Portugal. São uma concretização empresarial da prioridade do Governo na dupla transição energética e digital, bem como um contributo para uma Europa mais segura e um mundo mais sustentável”.
“O Sines Tech – Innovation & Data Center Hub” (https://sinestech.pt) é uma marca da ZILS, a maior zona industrial do país, gerido pela aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A., uma empresa do grupo AICEP.
Lamborghini Revuelto
I never thought about it this way before. Thanks for opening my eyes.