O hidrogénio na transição energética em Portugal destacado na Energy Summit
Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, é orador no “Painel 5 – O modelo europeu: hidrogénio como chave da transição energética” da Cimeira Energética, que decorre em Tóquio, Japão, entre 2 e 4 de agosto de 2022.
A Cimeira Energética foca no comércio transoceânico de gás natural e hidrogénio, áreas onde o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines corporiza a prioridade portuguesa de transição energética. Representantes do Porto de Sines e da Zona Industrial e Logística de Sines (aicep Global Parques) vão reunir com alguns dos principais investidores e detentores de tecnologia mundiais, com o objetivo de atrair para Portugal projetos infraestruturantes dos fluxos de gás natural e hidrogénio, bem como projetos industriais de base descarbonizados.
Sines lidera a transição verde em Portugal, atraindo atualmente mais de 12 mil milhões de euros de investimento pelas maiores empresas energéticas do globo. O Complexo de Sines é o hub energético nacional e quer ser também um hub energético da Europa com o Mundo. Um hub de importação de gás natural para a Europa e também um grande hub europeu de produção, importação, consumo, exportação e reexportação de hidrogénio verde.
Filipe Costa, da aicep Global Parques, e Eduardo Bandeira, do Porto de Sines, participam nesta cimeira no âmbito da ação coletiva “Invest in Alentejo”, desenvolvida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. À margem da Cimeira Energética reúnem com empresas de produção e transporte de hidrogénio e gás natural; de construção de infraestruturas, nomeadamente terminais portuários, para liquefação e regasificação de gás natural e hidrogénio; bem como site selectores para indústria descarbonizada e circular.
Leia o Comunicado de Imprensa aqui
Post a comment