aicep Global Parques participa na Missão ao Luxemburgo

A aicep Global Parques participa na Missão ao Luxemburgo a realizar nos dias 27 e 28 de Abril.

Promovida pela aicep Portugal Global  e pela Câmara de Comércio do Luxemburgo, a missão integra empresários e outros responsáveis das áreas de energias renováveis e mobilidade eléctrica, TIC, financeira, logística e agro-alimentar, identificadas pela AICEP como sectores de oportunidade para as empresas portuguesas.

A Delegação da aicep Global Parques é composta pelo Administrador Executivo Dr. Miguel Fontes e pela Directora de Marketing Dra. Isabel Cardoso.

A Missão tem como objectivo a realização de contactos com empresas luxemburguesas, através da participação no Seminário Innovating Portugal  (a língua oficial do seminário será o Inglês)e de encontros B2B que serão realizados nas instalações da Câmara de Comércio Luxemburguesa.

A apresentação da aicep Global Parques terá o tema “Global Find – A new tool to attract Foreign Investment”.

O Luxemburgo é um país com uma economia muito aberta e dependente do exterior, nomeadamente das economias europeias vizinhas, beneficiando da proximidade geográfica e histórica com a Bélgica, a Alemanha e a França. A economia luxemburguesa registou um crescimento estável e sólido até ao início da crise financeira mundial, com uma média de crescimento na ordem de 5,8 por cento entre 2005 e 2009, tendo, em 2010, obtido uma taxa de crescimento do PIB de 1,6 por cento, depois da contracção verificada em 2009 (menos 3,4 por cento).

Com uma população estimada de 480 mil pessoas, o Luxemburgo tem nos serviços o maior contributo para o PIB (cerca de 85 por cento) e para o emprego (81 por cento), enquanto a indústria representa apenas 10 por cento do PIB e ocupa 17 por cento da população. Salienta-se ainda que, também em 2010, 65 por cento dos serviços tiveram origem em actividades financeiras e imobiliárias e outros serviços relacionados com empresas.