Embaixador da República Popular da China visita a Zils

O Embaixador da China em Portugal visita amanhã, dia 23 de Setembro, a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com o objectivo de se inteirar no local das enormes potencialidades oferecidas por esta infra-estrutura gerida pela aicep Global Parques.

O diplomata chinês será recebido pelo Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Sá, bem como pela Presidente da Administração do Porto de Sines, Lídia Sequeira. Refira-se que esta visita surge na sequência da recente acção de promoção da ZILS na Expo Xangai 2010, uma iniciativa concretizada pela aicep Global Parques, Administração do Porto de Sines (APS) e PSA com o objectivo de promover, junto de potenciais investidores chineses, a excelência das múltiplas valências de Sines, seja como porto da Península Ibérica e da Europa ao serviço das mais importantes linhas marítimas mundiais, seja como a plataforma logística e industrial de elevadas capacidades e excelentes infra-estruturas.

Apresentando-se como “A Porta Atlântica da Europa”, a ZILS sublinha agora as novas oportunidades que serão abertas com a conclusão das obras de alargamento do Canal do Panamá, situação que reforçará a posição de excelência do Porto nas rotas do Oriente, bem como a vantagem competitiva de Sines graças à existência de uma extensa área industrial e logística adjacente.

A importância crescente da presença da China como dinamizadora da economia mundial justifica o interesse estratégico da promoção das potencialidades de Sines junto das autoridades e empresas chinesas, especialmente daquelas que operam nas áreas da logística e do transporte marítimo com forte presença nos portos do Oriente e interesse em investir na Europa. Recorde-se que a ZILS Global Parques é um dos três parques industriais sob gestão da aicep Global Parques, entidade que integra o universo aicep Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). A Zils Global Parques – Zona Industrial e Logística de Sines oferece uma localização com clara vocação atlântica e com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à proximidade ao Porto Marítimo de Sines.

A Zils Global Parques dispõe de2000 ha de áreas vocacionadas para actividades industriais, logísticas e de serviços, contando já com algumas das maiores empresas nacionais, como a Galp, a EDP, a Sonae Indústria ou o Grupo Cimpor. A Zils Global Parques compreende ainda a ZalSines, Zona de Actividades Logísticas, que está integrada no Portugal Logístico. A ZalSines é uma plataforma logística que compreende duas áreas: uma na zona intra-portuária, com 30 ha sob jurisdição da Administração do Porto de Sines (APS); e outra na zona extra-portuária, a cerca de 2 Km, com uma extensão limite de 215 ha na Zils Global Parques, gerida pela aicep Global Parques.