Simulacro de incêndio testou eficácia do Plano de Emergência Interna

BlueBiz Parque Empresarial de Setúbal

Um simulacro de incêndio testou, no passado dia 4 de Maio, a eficácia dos mecanismos contemplados no Plano de Emergência Interna (PEI) do BlueBiz, Parque Empresarial de Setúbal, um dos parques sob gestão da aicep Global Parques.

O exercício envolveu meios externos com responsabilidades ao nível da segurança pública e do socorro a vítimas e trabalhadores do parque empresarial e implicou a participação activa de todos os clientes do BlueBiz.

Sob a orientação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e da PSP local, o simulacro pressupôs a evacuação total do parque, com a consequente paragem de toda a actividade laboral.

A situação de emergência teve início no Centro de Negócios do BlueBiz, onde foi colocada uma máquina de fumos. O Sistema Automático de Detecção de Incêndios (SADI) assinalou de imediato a situação, desencadeando-se todos os procedimentos estabelecidos no PEI.

O exercício testou a aplicabilidade das normas previstas no Plano de Emergência Interna do BlueBiz às especificidades infra-estruturais do parque, bem como a capacidade de resposta do factor humano a uma situação de emergência. Procurou-se que o exercício estivesse tão próximo de uma situação real quanto possível.

No final do simulacro, os responsáveis de segurança de cada um dos clientes do parque, a estrutura de segurança do Bluebiz, os consultores responsáveis pela implementação do PEI e as forças de segurança envolvidas na acção foram unânimes em reconhecer não só a utilidade deste tipo de iniciativas como o seu pleno sucesso em termos de execução, prevenindo situações de crise que possam vir a ocorrer.